segunda-feira, 22 de março de 2010

SERRA AFIRMA SER CANDIDATO E DISPUTA PELO PLANALTO COMEÇA.


Finalmente o governador de São Paulo José Serra (PSDB) anunciou que vai ser candidato a sucessão de Lula pela Presidência da República. Líder das pesquisas eleitorais, Serra demorou em oficializar sua posição de concorrer ao Planalto. Confirmada sua posição é bem provável que em breve o tucano comece a fazer campanha nacional ao lado de seus aliados. Mas será que o governador paulista conseguirá frear o avanço de Dilma nas pesquisas? Será que ele vai conseguir convencer o governador mineiro Aécio Neves a ser seu vice? Será que consegue se eleger presidente?

Serra é um político experiente e muito popular, uma pesquisa do Datafolha aponta Serra como o presidenciável mais conhecido: 96% dos brasileiros conhece o tucano contra 86% de Dilma. Além de ser o atual governador de São Paulo, Serra foi prefeito da capital paulista, deputado federal, ministro da Saúde no governo FHC e candidato a presidência em 2002. Economista, o tucano é bem visto por empresários e pelos cidadãos da classe média descontente com Lula e o PT. Mesmo assim ele está sofrendo com o crescimento da candidata de Lula, Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas e não consegue emplacar.

Primeiro porque Lula encerra seu ciclo na presidência com alto índice de aprovação. Segundo por que Serra é um político frio e não tem a mesma desenvoltura com o “povão” como Lula. Terceiro porque ele integrou o governo FHC e ainda é lembrado pelo pífio segundo mandato do ex-presidente. E por fim, ele não consegue convencer Aécio Neves a entrar na chapa como vice, já que o mineiro é visto como um possível nome para tirar votos de Dilma.

É inevitável não imaginar um segundo turno entre Serra e Dilma, uma polarização entre PSDB e PT como nas últimas eleições. Marina Silva (PV) é a grande novidade na disputa, mas ainda não emplacou e não consegue empolgar os eleitores com o fator “mudança”, como Obama fez nos Estados Unidos. E Ciro Gomes (PSB) é uma incógnita. Ninguém sabe o que ele vai fazer. Outro possível nome na disputa será apenas coadjuvante.

2 comentários:

  1. Não sabia que vc mandava tão bem com assuntos relacionados a politica. Muito bem !

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus lendo isto, eu digo, parei de escrever rsrsrs
    Será que um dia chego neste nivél??
    Um beijão
    Papai

    ResponderExcluir