quarta-feira, 3 de março de 2010

Nariz pode substituir impressão digital.


Vi essa matéria na Revista Veja e imediatamente resolvi divulgar:
Cientistas britânicos acreditam ter encontrado uma maneira mais eficaz que as impressões digitais para identificar criminosos: o nariz. Mas a nova tecnologia não envolve nada de olfato, e sim, os traços únicos que caracterizam essa parte do rosto em cada indivíduo.

Depois de analisarem e escanearem o rosto de 40 pessoas através de um sistema em 3D batizado de PhotoFace, os pesquisadores categorizaram os narizes em seis tipos principais: aquilino, reto, largo, achatado, adunco e arrebitado. As imagens foram então examinadas de acordo com a área entre os olhos e o perfil e a ponta de cada nariz.

Para Adrian Evans, da Universidade de Bath, o nariz pode se transformar em uma maneira ainda mais fácil de identificar indivíduos do que as amplamente disseminadas técnicas de reconhecimento por impressão digital ou íris, sobretudo por ser difícil de ocultar. "O nariz é uma característica facial proeminente e ainda assim seu uso como um biométrico não tem sido explorado", disse Evans, segundo a rede BBC.

Apesar de defender o novo método, o pesquisador fez ressalvas. "Não há biometria mágica que resolva todos os seus problemas. Claro que você pode quebrar o nariz ou usar um nariz falso ou fazer cirurgia plástica, mas operar o nariz para mudar sua identidade é bastante drástico", afirmou. "A íris é muita boa para reconhecimento, mas você pode aplicar gotas de dilatação que a mudam drasticamente. Nenhuma técnica é infalível".

Novos testes ainda deverão ser feitos para comprovar se o software de reconhecimento por nariz é capaz de identificar pessoas de um grupo maior e se consegue distinguir entre pessoas da mesma família.

Quem realmente me conhece sabe o motivo desse Post. hehehehe!

3 comentários:

  1. Amor do ceu.. soh ce mesmo!!! ah materia sua.. auhuhauhahhahuahua... linda.. saudades enormes!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahh...
    Ao postar pensei em todos os meus familiares com essa características acentuada.
    Portanto n sintam-se rejeitados.
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. nohhhh vei.. agora to entendendo .. tipo tem gente que me ve uma vez na vida.. passa 1000 anos e me reconhece... rsrs ainda bem q sou boa pessoa.. se nao.. tav perdido!

    ResponderExcluir