quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma vida com propósitos

Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível [...] todas as coisas começaram nEle e nEle encontraram seu propósito.
(Colossenses 1:16)
A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido.
(Bertrand Russell – ateu)

A questão não é você.
O propósito de sua vida é muito maior que a sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dEle e para cumprir os propósitos dEle.
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado – nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?” Mas concentrarmo-nos em nós mesmo jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é Ele quem mantém todas as pessoas com vida.
Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando pra dentro de si mesmo. É provável que você tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado! Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida, você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade.
Certa vez, me perdi nas montanhas. Quando parei para perguntar como chegar ao acampamento, disseram-me: “Não há como você chegar saindo diretamente daqui. Você deve ir para o outro lado da montanha”! Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Você deve começar com Deus, seu Criador. Você só existe porque Deus deseja que você exista. Você foi feito POR DEUS E PARA DEUS – e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido.
É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.
Muitas pessoas tentam usar Deus para sua auto-realização, mas isso é contrário à natureza e está fadado ao fracasso. Você foi feito por Deus e não o contrário; viver é deixar Deus usá-lo para seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja. A Bíblia diz: A obsessão consigo mesmo nesses assuntos leva a uma situação sem solução; a atenção para com Deus nos leva a uma vida livre e abundante.
Já li muitos livros que sugerem formas de descobrir o propósito da minha vida. Todos poderiam ser classificados como livros de “auto-ajuda”, pois abordam o assunto a partir de um ponto de vista egocêntrico. Livros de auto-ajuda, até mesmo os cristãos, normalmente propõem as mesmas etapas previsíveis para achar o propósito para a vida: “Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente os seus valores. Estabeleça algumas metas. Defina em que você é bom. Aspire grandes objetivos. Vá à luta! Seja disciplinado. Acredite em si mesmo. Envolva outras pessoas. Não desista jamais.”
É lógico que essas recomendações freqüentemente levam a grandes êxitos. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao buscar uma meta, se houver concentração para o fim proposto. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propósito para a sua vida são coisas absolutamente distintas! Você poderia alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim falhar em alcançar os propósitos para os quais Deus o criou. Você precisa de mais do que conselhos de livros de auto-ajuda. A Bíblia diz: Auto-ajuda não é em absoluto uma ajuda. Sacrificar-se é a forma, a MINHA forma, de você achar a si mesmo, seu verdadeiro eu.
Este não é um texto de auto-ajuda. Não ensina a achar a carreira correta, a realizar seus sonhos ou a planejar sua vida. Não ensina a encaixar mais atividades em uma agenda lotada. Na verdade, ele ensinará a fazer menos na vida – ao se concentrar no que mais importa. Ele o ajudará a se tornar o que Deus pretendia fazer de você ao criá-lo.
Andrei Bitov, um romancista russo, cresceu sob um regime comunista ateu. Mas Deus chamou sua atenção em um dia lúgubre. Ele recorda: “Aos 27 anos de idade, enquanto viajava no metrô de Leningrado (agora São Petersburgo), fui dominado por um desespero tão intenso que a vida pareceu parar de uma vez, anulando completamente o futuro e não deixando nenhum significado. De repente uma frase apareceu por si só: SEM DEUS A VIDA NÃO FAZ SENTIDO. Repetindo-a, assombrado, eu repassei a frase como uma escada rolante saí do metro e caminhei para a luz de Deus.

4 comentários:

  1. Muitas vezes achamos que nossa vida ta sem vazia, sem sentido, sem animo. Soh em jesus encontramos nossa real razao de viver.
    Muito bom Post.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post Mi. Até nos anima.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Toda a Gloria seja dada a Deus sempre. Nele temos um proposito.

    ResponderExcluir