segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os piores dos piores líderes do mundo


Montagem com os ditadores Mugabe, Shwe e Al-Bashir

Em sua ultima edição, a famosa revista americana Foreign Policy publicou uma lista intitulada “Os piores dos piores líderes do mundo”. A publicação listou 23 nomes do que há de pior na política mundial. São ditadores, presidentes e tiranos que usam seu cargo para desrespeitar os direitos humanos em benefício próprio.

A lista é encabeçada pelo “Líder Supremo” da Coreia do Norte, Kim Jong Il. Ele está no cargo de autoridade máxima do país há 16 anos e herdou o posto do pai. Parece um monarca, mas é um tirano paranóico que só pensa em armamentos nucleares. Em segundo lugar outro ditador: Robert Mugabe, único presidente da história do Zimbábue, há 30 anos. Considerado um herói pelos africanos por lutar pela libertação do continente, Mugabe se perdeu ao longo da história e hoje é um inimigo da democracia. Em terceiro está Than Shwe, que comanda a junta militar de Mianmar. Este é um dos países mais fechados do mundo e que não respeita os direitos humanos.

Nomes como Omar Al-Bashir (que financia genocídios no Sudão), Mahmoud Ahmadinejad (o controverso presidente do Irã), Hu Jintao (presidente do autoritário regime chinês), Muammar Gaddafi (o “colorido” presidente da Líbia), Teodoro Mbasogo (ditador da Guiné Equatorial que foi visitado recentemente por Lula), Hugo Chávez (autoritário presidente da Venezuela) e Raul Castro (irmão de outro famoso tirano, Fidel Castro), fazem parte do rol dos Bad Guys (Caras maus) da FP. Na minha opinião, faltou um membro lusófono: José Eduardo dos Santos, presidente angolano no cargo desde 1980 e que este ano mudou a Constituição para se perpetuar no poder, após escândalos de corrupção.

Alguns na prática não são ditadores, pois a Constituição de seus países os denominam como Chefes de Estado e muitos disputam eleições diretas. Mas no fundo são todos iguais: ditadores e inimigos dos direitos humanos. Autoritários, egocêntricos, paranóicos e párias, jamais pensam em implantar a democracia em seus países. Não querem perder seus negócios milionários e correr o risco de serem presos devido aos atos cometidos. Com seus ideais insanos, se afastam das principais potências e das Nações Unidas , além de arrastar o país para a ruína e crises financeiras. É o mote para o início de guerras civis e epidemias de saúde. Resumindo, é o ponto de partida para o caos.
É por esta razão que critico e fico mega receosa com a postura do presidente Lula e sua política de ser amigo de todo o mundo. Até qua ponto a diplomacia não nos coloca em encrenca?!

Crédito: Foreign Policy
Por Michele Junia

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua matéria sobre os piores líderes do mundo.Venho estudando varios tipo de lìderança e vejo que temos muito para aprender.Pode contar com o apoio do BLOG DOS LÍDERES,vejo que temos que aprender muito com seu blog Michele.Parabéns pelo seu trabalho,Sucesso.WWW.PORTALLIDERES.BLOGSPOT.COM 16 8821-9301

    ResponderExcluir