terça-feira, 13 de julho de 2010

J. R. R. TOLKIEN, O ESCRITOR



Escrevi esse texto quando ainda estava lendo The Hobbit e sinceramente acho que vale a pena conhecer um pouco mais da historia de um dos maiores escritores de todos os tempos. John Ronald Reuel Tolkien, ou simplesmente J.J.R. Tolkien, nasceu em Bloemfontein, capital jurídica, no dia 3 de janeiro de 1892 na África do Sul. Filho de ingleses, mudou-se com a família aos três anos para a Inglaterra . Aficionado por linguística começou ainda adolescente e a criar reinos e mundos fictícios para seus futuros livros. Cursou faculdade de letras e posteriormente se tornaria professor universitário em Oxford.
A brilhante carreira literária teve de ser interrompida devido a Primeira Guerra Mundial. Convocado pelo exército britânico, Tolkien serve como oficial, mas adoece do as febres nas trincheiras. Após se recuperar nasce seu filho mais velho John, em 1917. Após uma década de trabalhos acadêmicos, o escritor começa a trabalhar no livro ”O Hobbit” em 1930, mas só o termina em 1937. A história narra a saga do pequeno hobbit Bilbo que herda o Um Anel.
Após o sucesso da obra, ele começa a escrever aquele que seria seu maior sucesso: “O Senhor dos Anéis”. Tolkien demorou seis anos para produzir a história dos hobbits Frodo e Sam na jornada para destruir o Um Anel e criar os vários alfabetos dos personagens. Pesquisas indicam que este período foi duro para o escritor devido ao fato de seus filhos Michael e Christopher estarem lutando na Segunda Guerra Mundial . Ao mesmo tempo em que escrevia o livro, ele se preocupava com o estado dos dois. A obra é tão grande que foi dividida em três volumes, assim com a versão cinematográfica.
Após o sucesso dos livros sobre hobbits e reinos fictícios, Tolkien escreveu outras histórias. Entre elas “O Silmarillion”, considerado por muitos sua obra mais famosa. Ele morreu em 1973 após uma infecção no peito. No dia de se centenário, a Universidade de Oxford plantou duas árvores no campus da instituição relembrando sua história “Duas Árvores de “Valinor”. Incrível não?

2 comentários:

  1. Nossa finalmente apareceu com novos post.
    Demorou.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Bacana amore.. serio mesmo!!! por isso que vo da garra pra ler todos!! menos de um mes... ehehe.. te amo

    ResponderExcluir