quarta-feira, 14 de julho de 2010

Jornais da Itália protestam contra a lei da mordaça

Li que Berlusconi (para quem não sabe, atual presidente do Conselho de Ministros da Italia - 1° Ministro) quer aprovar uma lei que restringe a liberdade de informação. O projeto, já votado no Senado, veda que dados de investigação sejam divulgados pelos meios de comunicação enquanto não houver decisão condenatória com trânsito em julgado. Os beneficiários dessa lei são principalmente o Primeiro-Ministro e membros de sua equipe, envolvidos em escândalos.
A lei prevê, entre outras, penas de até 30 dias de prisão ou sanções de até 10 mil Euros para os jornalistas que publicarem escutas durante as investigações ou as atas que corram em segredo de justiça. Para os responsáveis pelos veículos, as multas são fixadas entre 300 mil e 450 mil Euros.
No dia 9/7/2010, os jornais, as rádios, as televisões, as agências de noticiais e as infovias informativas, excetuadas as pertencentes ao premier, entraram em greve por 24 horas. Uma lei semelhante, de autoria de Paulo Maluf, tenta ressuscitar a mordaça também aqui no Brasil. Estamos de olhoooo.
As preocupações dos italianos e de toda a Europa valem por aqui.

2 comentários:

  1. A mafia da Italia é de longa data.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um absurdo. A postura de Berlusconi é tão incoerente com seu cargo que nem assusto.

    ResponderExcluir