quarta-feira, 23 de junho de 2010

Valores


Galera eu sei que esse tema Copa do Mundo esta enchendo o saco, mas é inevitável. Juro que nos próximo posts tento algo novo. Agora falando serio, esse assunto nos remete a alguns questionamentos que não dá para passarem batidos. Será que o Brasil está pronto para ser sediado pela Copa em 2014? E as Olimpíadas de 2016? Bem, para alguns ou para a grande maioria, nosso país está entre os mais belos. Concordo. E por isso merecemos estar lá, garantidos como país de destaque pelas belezas e riquezas naturais. Recentemente eu Li uma matéria que muito me fez pensar: “Dez motivos que fazem com que a África do Sul mereça sediar o mundial”. Que seja pessoal, mas, o texto não me convenceu. Soou como uma medalha de honra por ser um país desprezado que agora receberá um galardão!

1º PRIMEIRA COPA EM CONTINENTE AFRICANO. Assim como a Oceania, a África nunca sediou um mundial da FIFA em 70 anos. Preocupação de visibilidade ou porque a vida das pessoas será transformada?

2º PELO FIM DO APARTHED. 1948: dividiu a África do Sul em uma nação para brancos (com todos os direitos civis) e negros (sem nenhum benefício jurídico). Abolido no país em 1990, realmente um marco na história! Mas será que depois dos jogos da FIFA nunca mais haverá preconceitos?

3º A VITÓRIA DE NELSON MANDELA. Nenhum outro nome sul-africano é mais conhecido que Nelson Mandela. Fiel opositor do regime do apartheid, atende como advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul. Sua determinação e importância histórica consolidou a África do Sul como sede do mundial de 2010 em um trabalho de bastidores amplamente divulgado. Realmente uma vitória para um país tão esquecido. Porque não ser ouvida por um motivo mais forte?

4º O BASTA À DISCRIMINAÇÃO SOCIAL. Em 2010 a África do Sul terá a chance de apresentar ao mundo definitivamente o não à discriminação racial. Essa realmente é a primeira que pode convence! Mas ainda é difícil de acreditar! São apenas 30 dias para que o mundo elimine a discriminação.

5º O NÃO À POBREZA E AO ESTADO DE MISÉRIA. A Copa do Mundo de 2010 será também uma oportunidade para a África do Sul, como representante das demais nações do continente africano, mostrar ao mundo a verdadeira realidade daquela que é considerada pelas Nações Unidas a região de maior estado de pobreza do planeta. Realmente é o triste retrato desse continente, mas depois da legenda: “Centro de Joanesburgo/Local não é aconselhável aos turistas durante a Copa” – não tem como nem ajudar, o acesso é restrito!

º O SIM A RIZA E A PRESERVAÇÃO DA CULTURA LOCAL. Poucas nações no mundo possuem uma variação cultural tão grande quanto à África do Sul. E são onze idiomas oficiais. Isso para não falar das vuvuzelas, que nada mais são do que as cornetas de plástico que diante da autorização da FIFA voltarão a estar presentes entre os torcedores. Grande incentivo.

7º POR UMA COPA MAIS ALEGRE. A África do Sul deverá chamar a atenção do mundo com suas danças típicas, roupas coloridas e um folclore jamais visto na história das copas. Por esse aspecto, a África do Sul terá tudo para fazer dentro da maior naturalidade possível a Copa do Mundo mais alegre da história. Cabe aos africanos manter o espírito de receptividade e alegria tão evidenciados através da celebração da vida de uma nação onde as pessoas acordam sorrindo indiferentes às dificuldades do dia a dia. Talvez o sorriso seja uma forma de expressão: precisamos de ajuda, temos apenas nosso sorriso como vida!

8º PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. Poucos países no mundo possuem um estado de conservação ambiental tão rico quanto à África do Sul. Habitat natural de muitas espécies, será que depois da Copa a natureza do continente será preservada?

9º O DIAMANTE A SER LAPIDADO. Dados fornecidos pelo Consulado Africano no Brasil apontam ainda que a nação sul-africana ganhará com a Copa do Mundo de 2010 cerca de 130 mil empregos, o que contribuirá com aproximadamente 3 bilhões de dólares para o seu PIB. Mas será que esse valor será repassado a países pobres?

10º FUTEBOL AFRICANO EM ASCENSÃO. Por mais que as seleções africanas ainda não estejam entre as favoritas à conquista da Copa do Mundo, é indiscutível o crescimento e aperfeiçoamento do futebol na África. Missão essa que foi delegada a Carlos Alberto Parreiras. E uma das suas primeiras aulas, acredite será no Brasil. Confesso que temos que ter um lado esportivo e por meio dele transformar o pesadelo em sonhos é bom. Podemos transformar o futebol em arte para retirar muitos da miséria. Mas por quanto tempo conseguiremos? Tomara que por muito tempo.

2 comentários:

  1. Mimi

    Pelo menos a copa esta levando alegria para aquelas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito coerente seu texto. Principalmente por se posicionar em cada topico.
    Felicidades

    ResponderExcluir