domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile.



O terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile na madrugada deste sábado, matando ao menos 214, foi 900 vezes mais forte que o tremor que atingiu o Haiti no mês passado, que matou mais de 200 mil. Para especialistas, a diferença no número de vítimas é simples.

O Chile é mais rico e infinitamente mais preparado, com regras rígidas para a construção, resposta de emergência eficiente e um longo histórico de catástrofes sísmicas. Já no Haiti, nenhum habitante tinha vivido um desastre desse porte antes do tremor de janeiro, que destrui muitas habitações precárias. E desta vez, o Chile foi relativamente sortudo ou melhor abençoado.

De acordo com a Folha de São Paulo terremoto deste sábado teve seu epicentro localizado a 34 quilômetros de profundidade, em uma área relativamente pouco populosa. No Haiti, o epicentro estava a apenas 13 quilômetros da capital Porto Príncipe, intensificando sua capacidade de destruição.

"Terremotos não matam e não causam danos se não há nada para ser atingido", disse Eric Calais, geofísico da Universidade de Purdue, que estuda o tremor ocorrido no Haiti.

Entretanto o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou que oito cidades haitianas --incluindo capital de 3 milhões de habitantes-- foram extremamente atingidas pelo terremoto de janeiro.

O governo haitiano estima que cerca de 220 mil pessoas morreram e outros 1,2 milhão ficaram sem casa. No Chile, os mortos até o momento são estimados em centenas.

Haiti

Neste sábado, nas ruas de Porto Príncipe, muitas pessoas não sabiam do tremor no Chile.

Os cerca de 500 mil desabrigados, que ainda sofrem com a falta de eletricidade e comida, têm assuntos mais importantes para se preocupar.

Reforcem suas orações pelo Haiti e pelo Chile.

Reflexão: Em Romanos 8 Diz que a Terra Geme e sente dores de parto aguardando a Rendeção dos Filhos de Deus.

Um comentário:

  1. Essa minha noiva é culta demais!!! te amo querida!!! Atraves desse blog eu fico atualizado!!! beijus querida

    ResponderExcluir