sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

POLÊMICA EM PUBLICAÇÃO ALEMÃ. NÃO ERA P JORNALISMO SER IMPARCIAL?




Povo, a última capa da revista alemã Focus esta dando o que falar em todo o mundo. Não por um motivo sensacional ou manchete espetacular na capa, e sim por uma montagem eletrônica. A vítima dessa montagem é a famosa escultura Vênus de Milo, estátua encontrada no século 19 na ilha grega de Milos e hoje exposta no Museu do Louve, em Paris. O monumento que não tem mais os braços, e é um dos maiores símbolos da arte grega, aparece mostrando o dedo médio aos leitores acompanhada da manchete: “Traidores na família do euro: a Grécia está matando a nossa moeda. E Portugal, Espanha e Itália”. O motivo de tanto alarde é a situação crítica da economia na zona do euro.

Nos últimos meses a Grécia entrou no noticiário mundial. O país não conseguiu reduzir seu déficit que hoje gira na casa dos 12% e não vai resolver seus problemas sozinhos. Uma ajuda econômica aos gregos é inevitável e a missão cabe aos alemães e franceses, países mais ricos da zona do euro. O provável resgate a Grécia irrita a Alemanha, que ainda se recupera da crise econômica mundial. Além dos gregos, que estão no olho do furacão, outros países que utilizam o euro são criticados por especialistas econômicos. Eles formam o PIGGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha), que em inglês significa porcos, uma gíria ofensiva aos cinco países que integram a periferia da zona do euro e enfrentam problemas econômicos e sociais, como estagnação da economia, rombos no orçamento e alto índice de desemprego.

A capa da publicação alemã especializada em negócios foi reprovada em toda a Europa. Diplomatas de países do continente criticaram a revista e a acusaram de preconceito. A capa revoltou os gregos e rendeu uma reunião no Ministério das Relações Exteriores de Atenas. Nos últimos dias a imprensa alemã apertou suas críticas aos gregos, a quem acusam de serem os responsáveis pela crise da moeda no continente. O lado helênico retruca e acusa os alemães de preconceito e perseguição. O clima tenso no bloco respinga também na chanceler alemã Angela Merkel, que sofre pressão da população e da oposição para não ajudar a Grécia.

E o que você acha deste caso? Concorda com a capa ofensiva da Focus? Ou acha que uma publicação jornalística não deve tomar partido em casos como esse e deve apenas informar o leitor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário