terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um pedacinho do Brasil no Oscar



No vôo de Amsterdam de volta para o Brasil, li sobre uma exposição de arte de um tal de Vik Muniz e confesso que fiquei impressionada com sua genialidade. Vik Muniz é um artista plástico brasileiro (Yes) que ficou famoso ao produzir objetos artesanais utilizado como matéria-prima o lixo, seja ele comida, roupas, brinquedos ou objetos velhos. Noveleiros de plantão todas aquelas imagens que apareciam na abertura da novela “Passione” não eram de mentira. Eram obras de Vik.

Mas vamos ao que interessa. Ano passado, diretores e produtores britânicos lançaram um documentário mostrando o trabalho do artista brasileiro. O resultado disso está concorrendo ao Oscar deste ano de melhor documentário. Não é o Maximo ?! Daí o título “Um pedacinho do Brasil no Oscar”, já que não temos produções brasileiras concorrendo a nenhuma categoria.

O Filme (eu ainda não vi) mostra como Vik desenvolve o seu trabalho e foi gravado no Rio de Janeiro, no lixo do Jardim Gramacho. Em parceria com milhares de catadores, suas obras de arte vão se revelando. Esse tipo de trabalho, como o próprio artista já chegou a afirmar, é capaz de tornar bonito o que era feio. O lixo, tão rejeitado, torna-se uma obra de arte. Irônico, não? Li que essa transformação é vista no filme.

O conceito do documentário parece ótimo e merece a indicação. No entanto, para nós, brasileiros, vale uma reflexão. Por que alguém tão genial quanto Vik é pouco reconhecido no Brasil? As respostas são várias. A melhor talvez seja o fato de que a arte não dá audiência em nosso País. Que tal começar a ver arte feita por brasileiros sob uma nova perspectiva?
Até Mais!

Um comentário: