segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Intolerância



Durante esse final de semana, li na internet três notícias que relatavam atos de intolerância, racismo e xenofobia. Elas ocorreram em três lugares diferentes, mas contém a mesma quantidade de ignorância. São matérias que revelam que ainda estamos longe de viver em harmonia com nossos semelhantes, que mostram como o ser humano é perverso.

O primeiro li na edição de sábado da Folha de S. Paulo. A correspondente do jornal nos Estados Unidos, Andrea Murta, entrevistou o líder do Movimento Nacional Socialista, o neonazista Charles Wilson. Fã da Ku Klux Klan (KKK), o americano defende que os Estados Unidos devem ser puros, brancos e sem imigrantes. “A nação americana deveria ter cidadãos apenas de puro sangue branco. O resto deve ser devolvido a seus países”. Simples assim, despachando o restante (negros, índios, latinos, judeus, asiáticos) como se fosse uma encomenda.

O segundo fato aconteceu na capital da Bahia, Salvador . Um empresário paulista foi preso acusado de racismo. Uma vendedora de acarajé o acusou de tela ofendido de “negrinha” e ainda lhe empurrado com violência. Após fazer exame de corpo de delito ela deu parte na polícia e o empresário foi preso. No site do Folha.com, onde a matéria foi divulgada, comentários com teor racial eram postados. Muitos a favor do orgulho à raça branca e outros do orgulho à raça negra. Um lamentável exemplo de intolerância. Afinal, somos nós cachorros para ter raça? A resposta é não, somos todos iguais: seres humanos.

Por fim, porém não menos importante uma manifestação virtual e odiosa. Uma comunidade no Orkut chamada “Odeio nordestinos” foi denunciada, assim como seus membros e comentários recheados de preconceitos. O caso repercutiu e foi amplamente divulgado no Nordeste (veja aqui uma matéria do JC Online). A comunidade foi deletada e seus membros, compostos na maioria por paulistas e sulistas, sumiram do site. Um exemplo claro de intolerância e covardia por parte dos usuários que agora cobrem suas caras. Curioso é que nas férias de verão e no carnaval muitos paulistas e sulistas correm justamente para onde? Para o Nordeste . O mais ridículo é ver alguns “brasileiros” se dizerem 100% arianos (brancos). É praticamente impossível esta constatação, afinal, o Brasil é famoso por sua grande e bela miscigenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário